ENTREVISTA
O Zoombido de Moska em CD e DVD
Músico inicia série com a primeira temporada do programa veiculado pelo Canal Brasil e seus ilustres convidados

Fotos: Divulgação

‘Eu me preparo muitíssimo para aprender a música do outro. Essa é a minha viagem no Zoombido’. confessa Moska


Moska brinca com a fotografia: aqui, imagens distorcidas de Zeca Baleiro, um dos parceiros do trabalho
Como um móbile solto no furacão, Moska exemplifica um dos perfis cada vez mais recorrentes em artistas contemporâneos: ele canta, compõe, toca, produz, escreve, está à frente de um projeto de samba na Lapa, e livrou-se das amarras das gravadoras. Além disso, há quase quatro anos decidiu ampliar o seu leque de expressão ao aceitar o convite para comandar um programa que reúne encontros musicais, conversa, fotografia, cinema e duetos. Assim surgiu o Zoombido - Para se Fazer uma Canção, veiculado pelo Canal Brasil (Globosat), que agora tem parte de sua primeira temporada lançada em CD e DVD pela gravadora Biscoito Fino.

Como é que se faz uma canção? O que sente um compositor quando cria? Qual o sentido da música em sua vida? Que tipo de atmosfera precisa para escrever uma letra? Como foi a primeira vez que a música invadiu sua vida, ainda na infância? Mergulhados nessa atmosfera incitante, Lenine, Chico César, Pedro Luis, Mart'nália, Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho (e seus convidados) participam do primeiro volume da série.

Questionado a respeito dos convidados dessa temporada iniciante, Moska revela em entrevista exclusiva à FOLHA que foi uma seleção afetiva. ''Com certeza, eu procurei primeiro os amigos. Aqueles a quem eu poderia pedir para que fizessem essa experiência comigo. Quando eu comecei o Zoombido, eu não sabia como ele iria ficar. Agora a gente vai para a 4 temporada e os critérios são muitos: desde uma lista que o Canal Brasil faz pra mim com os artistas que eles consideram mais próximos do perfil deles, até a minha própria lista afetiva, de ídolos, de gente nova. É sempre um equilíbrio que leva a isso'', comenta.

A cada episódio, três canções são executadas - à escolha dos autores - e apresentadas no formato voz e instrumento. Com rica composição de planos e contra-planos, o programa flui sob uma ótica poética de imagens e sons, uma vez que Moska ''brinca'' com a fotografia como se as lentes revelassem algo além do conjunto imagético óbvio: as imagens distorcidas formadas através do tijolo de vidro pelo qual fotografa.

''Eu não uso efeito de computador pra distorcer as minhas imagens. As distorções são da própria realidade. Eu estou tentando mostrar que a realidade já é uma distorção, também no sentido poético. As letras que eu escrevo exigem do leitor/ouvinte que ele modifique um pouco o olhar dele. Eu mesmo acredito que viver é renovar nosso olhar para o mundo o tempo todo. 'O seu olhar melhora o meu', como escreveu Arnaldo Antunes'', reflete o artista.

Na primeira canção executada, o autor apresenta-se sozinho. Na segunda, Moska surge em cena tirando fotos através do tijolo de vidro. Na terceira, acontece o dueto que, como revela Moska, é o momento mágico do programa: ''Eu também me preparo muitíssimo para aprender com louvor a música do outro. É o meu estudo da música dele, a minha admiração pela música dele. Essa é a minha ''viagem'' no Zoombido. E, as perguntas que faço no decorrer do programa são como uma preparação para esse momento sublime que é o encontro''.

Ainda na primeira temporada, que será lançada nos demais volumes, participam Gilberto Gil, Celso Fonseca, Otto, Jorge Mautner, Flávio Venturini, Zélia Duncan, Frejat, Nando Reis e Leoni. ''A idéia é lançar o restante até o final do ano. Fundamental para mim, para Biscoito Fino e Canal Brasil, é que se torne um produto popular, no sentido de que é um documento grandioso da música brasileira. É uma espécie de catálogo do nosso momento. Um pouco do retrato do Brasil'', relata o apresentador, lembrando que a quarta temporada (inédita) terá início em maio.

Tem-se a impressão de que Moska se reconhece em cada um de seus entrevistados engrandecendo ainda mais o mosaico do artista contemporâneo que é.

SERVIÇO

- CD e DVD Zoombido - Para se Fazer uma Canção, volume 1
Gravadora - Biscoito Fino
Quanto - R$ 43 (DVD) e R$ 29,00 (CD)

(Publicada originalmente em 22/03/2009, na Folha de Londrina)

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Meu Perfil
BRASIL, Mulher, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Música, Arte e cultura