O som do coração de Myriam Alter
De origem belga, a compositora lança disco no Brasil com brilhante participação do violoncelista Jaques Morelenbaum

Divulgação

‘Where is There’ deve ser apreciado vagarosamente, como quem desfruta de um bom vinho em companhia agradável
‘‘Eu penso que ‘lá’ é onde o amor está. Não importa o quê. Acredito que todos nós que participamos deste disco sabemos disso. É por isso que toda música vem do coração. O que mais? Eu ofereço isso a você, para, dessa forma, tocar seu coração. E espero que seja assim.’’

  Embora intitulado subjetivamente, ‘‘Where is There’’ (‘‘Onde é Lá’’), não escapa do que foi aspirado na declaração da compositora belga Myriam Alter. Se não provoca nenhum tipo de reação, a música perde o seu real desígnio. Lançado pela Biscoito Fino, o álbum sugere tempo; há de ser apreciado vagarosamente, como quem desfruta de um bom vinho e agradável companhia.

  De evidente sofisticação rítmica, as oito composições de Alter revelam um discurso lírico de tonalidades claras. Os improvisos chegam a durar até oito minutos, dando vazão aos solos dos músicos que a acompanham: Pierre Vaian (sax soprano), Greg Cohen (baixo), John Ruocco (clarinete), Salvatore Bonafede (piano), Joey Baron (bateria) e o brasileiro Jaques Morelenbaum, com seu violoncelo virtuoso.

  Se apropriando do jazz como principal linguagem, a compositora conduziu um repertório que demonstra todo o mosaico musical de influências, como de origem espanhola e judaica, alinhados ao universo clássico de sua infância.

  Alter enxergou no violoncelista, que já atuou ao lado de Tom Jobim e Caetano Veloso – só para citar alguns –, a combinação perfeita entre a brasilidade com a música intimista de câmera. Morelenbaum acentua as nuances dramáticas e nostálgicas que o disco evoca em toadas intimistas de contornos arredondados. Destaque para as faixas ‘‘Still In Love’’, ‘‘Come Whith Me’’ e ‘‘Catch me There’’.

(Publicada originalmente em 06/07/2008, na Folha de Londrina)
[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Meu Perfil
BRASIL, Mulher, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Música, Arte e cultura